Ginecomastia

Mama masculina

É uma das mais comuns, dentre as cirurgias estéticas realizadas em homens. Permite corrigir o excesso de mama masculina que pode ser glandular, gordurosa ou mista.

A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

 Vídeo Explicativo

Mais informações desta cirurgia no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/mama/ginecomastia

Perguntas Frequentes

A CIRURGIA DE GINECOMASTIA DEIXA CICATRIZES?

Felizmente esta cirurgia permite-nos colocar a cicatriz bastante disfarçada (em “U”, abaixo da aréola.). Para melhor esclarecê-lo sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes passarão:

PERÍODO IMEDIATO – Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.

PERÍODO MEDIATO – Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho para o “marrom” que vai, aos poucos, clareando.

PERÍODO TARDIO – Vai do 12º ao 18º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia das mamas deverá ser feita após este período.

ALGUS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES VISÍVEIS. POR QUE ISSO ACONTECE?

Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação cicatricial hipertrófica.

EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFlCAS?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA?

A ginecomastia pode ser glandular (somente excesso de glândula mamária), gordurosa (com excesso de gordura apenas) ou mista (além de gordura há também tecido glandular excedente). Na cirurgia retiramos o excesso de glândula e gordura, algumas vezes utilizando a lipoaspiração como complemento, na intenção de nivelar a área das mamas no nível do tórax.

O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA DE GINECOMASTIA É DOLOROSO?

Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange aos esforços e demais cuidados nos primeiros dias.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública. Raramente a cirurgia de ginecomastia tem complicações sérias. Seromas e hematomas são intercorrências muito comuns no pós operatório, isto se deve ao fato da área descolada ser grande.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?

Local com sedação assistida

QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

Em média de 1 a 2 horas.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

Geralmente 12 horas.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Sim. Curativos compressivos que são trocados após 24 hs, e uma cinta adequada para o pós-operatório por 30 dias

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

São retirados em torno de 7 a 10 dias, sem maiores incômodos.